SOBRE

A Escola Pequeno Mundo – uma escola de educação infantil e iniciação do fundamental tem por finalidade promover de forma significante e acessível a prática educativa e escolar, fomentando em primeiro plano a qualidade de ensino, nas dimensões política, social e técnica. Com base nesse prisma, o processo educativo voltar-se para a formação global e desenvolvimento do aluno nas capacidades científica, humana e social. Esse é um processo resultante de um conjunto de relações com o conhecimento e que deve ser vivenciado no contexto social em que acontece.

MISSÃO: Promover educação de excelência, inspirada nos cristãos e contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, criativos e comprometidos com a sociedade.

VISÃO:  Ser um centro inovador de aprendizagem integral que educa para a cidadania global, atentando-se para as questões ambientais, por meio de uma gestão colaborativa e sustentável, pautado em princípios que  caracteriza a escola como um centro educacional de referência.

VALORES:

1- Amor

2- Respeito

3- Inovação

4- Ética

5- Comprometimento e/ou colaboração

É dever da família, do Estado e instituições privadas promover a educação de forma a assegurar as diretrizes curriculares, fundamentada em princípios da liberdade e da cidadania, como solidariedade humana, e garantir o pleno desenvolvimento do educando, preparando – o para o exercício da cidadania e sua qualificação profissional.

I.      Acesso facilitado, igualitário e permanência na escola;

II.    Construção e formação do saber, do pensamento, de maneira livre, dentro do processo ensino aprendizagem, englobando pesquisa, cultura e arte.

III.            Ideias Plurais e concepções pedagógicas;

IV.           Fomentação do respeito e tolerância;

V.             Valorização do profissional da educação escolar;

VI.           Gestão democrática do ensino, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino;

VII.         Garantia de padrão de qualidade;

VIII.        Incentivo da experiência extraescolar;

IX.           Criação de vínculo entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Filosofia Da Escola

A Escola Pequeno Mundo adotou como filosofia para a instituição, a formação emancipada do aluno com o objetivo que este enquanto sujeito histórico e social desenvolva ações comprometidas com a cidadania, os conceitos cristãos e o conhecimento elaborado. Nesse sentido, o intuito consiste em formar o aluno com uma visão da totalidade humana, desenvolvendo ainda o compromisso com os valores estéticos, políticos e éticos nos quais se fundam a sociedade brasileira. O aluno ainda poderá desenvolver a compreensão crítica dos conteúdos integralizando aos diferentes níveis de ensino, sendo estes articulados com o contexto social e político vigente. A Escola Pequena Mundo se preocupa com o desenvolvimento do conhecimento por meio dos processos de pesquisa e ampliação dos conceitos de senso comum para os conceitos científicos; através do pensamento crítico reflexivo e criativo. Para isso, a apresentação dos conteúdos ocorre de forma contextualizada, interdisciplinar e sem a fragmentação. Assim sendo, compreendemos a educação escolar como um processo intencional, formalmente sistematizado a partir das contribuições da filosofia, das 12 ciências humanas, das ciências exatas e sociais, no sentido de aproximar a escola com a vida do aluno. Aqui, a instituição, prioriza a participação dos alunos de maneira democrática, sendo o Conselho de Classe Participativo, nas relações do dia a dia entre professores, alunos e equipe técnica pedagógica e os responsáveis. Com objetivos voltados para  educar o indivíduo e fazer  a inserção deste na sociedade democrática na busca  por seus direitos, cumprindo desta forma os seus deveres, e coorientando a todos que  também possa contribuir, tornando-os  livres na exposição de suas ideias, que por meio do diálogo,  busquem soluções,  debatam, e que não sejam sujeitos que acatem  imposições infundadas, de forma  alienada , é que destaca-se a Escola Pequeno Mundo  como uma  instituição engajada com os  objetivos gerais e específicos da LDB3 e das Diretrizes Curriculares Nacional e Estadual que nos orientam quanto aos objetivos filosóficos, políticos e pedagógicos.